sábado, 24 de março de 2018

Estou lesionado, devo mudar a minha alimentação?


Quer seja um atleta profissional ou um desportista amador muito dedicado, é natural que esta questão lhe passe pela cabeça. Os atletas de alta competição e os atletas amadores que treinam com muita regularidade têm necessidades alimentares muito diferentes das pessoas que fazem um vida pouco ou moderadamente activa. Em caso de lesão (ou qualquer outra interrupção forçada) de longa duração, é importante que o desportista tenha noção que deve alterar a sua dieta. E como?


Redução da proteína

Muitos desportistas suplementam a sua alimentação com batidos proteicos. Em situação de lesão que provoque movimento condicionado, o corpo não tem necessidade desta suplementação. Uma alimentação variada regular para a altura, peso e idade do atleta à base de carne, peixe, e também vegana, é suficiente para colmatar as necessidades metabólicas e necessidades musculares.

Os aminoácidos que compõe a proteína são responsáveis pela re/construção do músculo. Os músculos necessitam de tanta mais mais proteína quanto mais forem usados, por isso é necessário controlar a ingestão de proteína de acordo com o exercício físico. Por outro lado, a proteína também é necessária para a recuperação da lesão, por isso é recomendado fazer uma alimentação normal e não reduzida em proteína.

Redução dos Hidratos

Se a proteína reconstrói o músculo, os hidratos dão energia a todo o metabolismo. Os hidratos estão para o corpo como o combustível está para o automóvel. Se um carro vai andar 100km, precisa de x combustível. Se vai andar menos, precisa de menos. A mesma lógica aplica-se ao seu corpo!


Estas são as recalibrações fundamentais. Mas há outras coisas que podem mudar, tais como aumentar a ingestão de omega 3 e magnésio, pois ambas promovem uma recuperação mais rápida ao reduzir a inflamação e ao regular o metabolismo.

Se estas palavras foram-lhe úteis, um nutricionista desportivo vai ser muito mais. Vá a uma consulta de nutricionismo em Lisboa com um nutricionista especializado em desporto e elimine todas as suas dúvidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário