quarta-feira, 30 de julho de 2025

O que levar na primeira consulta de nutrição?

Se nunca foi a um nutricionista, é normal ter algumas dúvidas sobre o que levar na primeira consulta de nutrição. Mas isso é bom! É bom estar bem preparado para a consulta e saber quais são os seus objetivos. Por isso, aqui ficam algumas dicas sobre o que levar na primeira consulta de nutrição.





Um diário alimentar

Uma das melhores coisas que pode levar para a primeira consulta de nutrição é um diário alimentar. É muito importante que o nutricionista perceba não só qual é a sua dieta normal, mas também os seus hábitos e os alimentos de que mais gosta. Não é preciso ser muito exaustivo, basta fazer um diário da última semana ou das duas semanas anteriores para começar a fazer uma análise.


A que horas costuma comer? O que consome nas refeições principais? Petisca muitas vezes entre refeições? Come muitos processados? Quantas peças de fruta come por dia? Este é o ponto de partida para preparar um plano alimentar que se ajuste às suas necessidades nutricionais e ao seu estilo de vida. É importante que a dieta seja algo sustentável no tempo, mesmo que seja preciso fazer concessões.  



Leve análises recentes


Se fez análises há pouco tempo, leve para a primeira consulta de nutrição. Embora o nutricionista não seja um médico, as análises ajudam a perceber se há algum défice nutricional, como falta de ferro, de vitamina D, cálcio, ácido fólico ou de outras vitaminas. O plano alimentar é personalizado e deve responder a estas necessidades nutricionais, de modo a corrigir potenciais défices de forma natural. 


No caso de fazer alguma medicação habitual, ou de já lhe terem sido prescritos suplementos nutricionais, também deve dizer ao nutricionista. Isto porque algumas medicações interagem com medicamentos – sabia, por exemplo, que a toranja interage com diversos medicamentos para a tensão arterial? Se o nutricionista não souber o que está a tomar, pode recomendar alimentos que não são adequados para si. 



Faça um diário intestinal


Costuma ter prisão de ventre, inchaço ou diarreia? Há cada vez mais pessoas que procuram consultas de nutrição por causa de problemas gastro-intestinais. Nesse caso, é importante levar outro diário à primeira consulta de nutrição. Instale uma app no seu telemóvel (por exemplo, a Bowelle) para registar o número de dejecções, a consistência (siga a escala de Bristol) e outros sintomas associados.


Ao cruzar a informação gastro-intestinal com aquilo que comeu, o nutricionista pode estabelecer um padrão entre as suas queixas e aquilo que ingere. No entanto, também pode ser necessário fazer uma dieta mais restrita sem FODMAPs e ir introduzindo alimentos pouco a pouco para perceber quais são as suas sensibilidades individuais e os seus níveis de tolerância. 


Lista de dúvidas


Costuma fazer exercício físico e não sabe o que comer antes e depois dos treinos? Está a tentar ter um estilo de vida mais saudável, mas não sabe o que escolher à hora de almoço quando está com pressa? Tem dúvidas para escolher as melhores opções no supermercado? Se tem um objectivo concreto, é importante preparar uma lista de dúvidas e levar à sua primeira consulta de nutrição.


Tente focar-se em dúvidas que surgem com frequência no seu dia a dia, pois é aquilo que fazemos no dia a dia, na nossa rotina, que é determinante. Não é por comer mousse de chocolate no seu aniversário que vai deitar tudo a perder. O que faz a diferença são as bolachas de arroz cobertas de chocolate que afinal não são assim tão saudáveis, e as saladas que a deixam com tanta fome que depois devora tudo ao jantar.



Espero que estas quatro dicas sobre o que levar na primeira consulta de nutrição vos sejam úteis! E se ainda estavam a pensar se deviam ir ou não ao nutricionista, do que estão à espera? Encontrem já nutricionistas no Porto, nutricionistas em Lisboa ou nutricionistas online para tirar todas as vossas dúvidas! O melhor dia para começar a cuidar de nós era ontem. O segundo melhor é hoje.




Sem comentários:

Enviar um comentário